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4 dicas para reduzir a retenção de líquidos

Começando pelo básico…

A retenção de líquidos é um acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos.

Minerais como sódio e potássio estão envolvidos na regulação do volume celular. Um aumento súbito de sódio (produzido por uma alta ingestão de sal), faz com que a água saia das células e, assim, ocorre a “retenção de líquidos”.

Causas da retenção de líquidos

Entre eles encontramos:

➡ Aumento de sódio na dieta
➡ 
Problemas circulatórios
➡ 
Insuficiência cardíaca congestiva
➡ Doenças renais
➡ Doenças do fígado

 

Como detetar?

Entre os sintomas mais frequentes estão:

➡ Ganho de peso inexplicável
Inchaço das pernas e tornozelos
Aumento do perímetro abdominal

 

Como reduzir?

1️⃣ Não abusar do consumo de sal

2️⃣ Consumir alimentos ricos em magnésio, potássio e vitamina B6
Leguminosas, nozes, ovos, chocolate com alto % de cacau, espinafre, peixe, etc.

3️⃣ Reduzir o consumo de açúcar e alimentos processados

4️⃣ Consumir água suficiente
Embora pareça paradoxal, manter-te hidratado reduz os níveis de retenção de líquidos.

 

Complemento adicional que pode ajudar

Os frutas vermelhas e bagas fornecem micronutrientes e antioxidantes diários essenciais para reduzir a retenção de líquidos.

Além disso, ajuda a retardar o envelhecimento da pele, melhora a microcirculação (reduz a celulite, estrias, pele casca de laranja). Melhora a aparência da pele (mais luminosa, hidrata por dentro, mais elástica), cabelos e unhas (crescem mais fortes e mais rápido)

💊 Se quiseres obter este complemento, entra em contacto comigo através das minhas redes sociais ou usa os contactos presentes aqui no site.

 

5 alimentos que ajudam a reduzir a retenção de líquidos

  • 🍍 Abacaxi
  • 🍓 Fruto vermelhos
  • 🍵 Chá verde
  • 🧅 Cebola
  • ✨ Pimentos
Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

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