Produtividade | Eficiência | Equilíbrio

Como agrupar tarefas para seres mais produtiva

O termo inglês Time Batching significa agrupar tarefas semelhantes em blocos de tempo para as executar todas de uma vez. É disto que este artigo trata.

Este é um dos meus tópicos de produtividade favoritos e aproveito a minha agenda de todas as formas possíveis para fazer o que tenho a fazer. E não aplico isto apenas à minha vida profissional, mas também à vida pessoal.

Neste artigo mostro as 5 exemplos de como podemos agrupar as nossas tarefas para aumentar a produtividade:

 

1. Contabilidade e faturação

É importante termos tempo para analisar as finanças e garantir que pagamos as contas a tempo e horas. Eu reservo tempo todas as semanas à segunda-feira para analisar a minha lista de pagamentos, verificar as minhas finanças, emitir faturas aos clientes e verificar pagamentos pendentes. Se surgir alguma coisa nos restantes dias da semana, coloco um lembrete para tratar disso na próxima segunda-feira.

 

2. Redes Sociais

A menos que queiras gastar uma quantidade desnecessária de tempo à gerir as redes sociais e a publicar conteúdos, é importante agendar um dia e hora para fazer este trabalho e agendar os conteúdos para o mês numa só hora.

Uma vez que faz parte das minhas funções profissionais gerir várias contas de redes sociais – minhas e de clientes – eu tenho um dia por semana (geralmente à terça-feira) para agendar conteúdos para o mês inteiro para as diferentes redes sociais. Uso plataformas como o Swonkie, Planoly ou Facebook Business para me ajudar nesta tarefa.

 

3. Reuniões e telefonemas

Principalmente depois de começar a trabalhar em casa, tento agendar todas as reuniões e video-chamadas para um só dia da semana. Geralmente à quarta-feira. Assim sei que só preciso de me arranjar e maquilhar nesse dia da semana, podendo nos restantes andar mais à vontade. Para além disso, ao agendar todas as reuniões para o mesmo dia, não crio distrações nos restantes dias em que preciso de trabalhar focada nos projetos.

O mesmo se aplica aos telefonemas – tento juntar uma lista de telefonemas que preciso fazer, e fazê-los todos de uma vez.

 

4. Preparar refeições

Preparar as refeições para a semana é uma forma importante de manter um estilo de vida saudável e produtivo. Durante o fim de semana analiso e planifico as refeições da semana, para que não tenha de pensar todos os dias o que devo fazer para o almoço e jantar. Se for preciso deixar já alguma coisa preparada, aproveito o fim de semana para o fazer.

 

5. Limpeza e organização da casa

Todas as semanas ao sábado de manhã, é o momento que reservo para tratar da limpeza e organização da casa. Embora tenha o hábito de todos os dias dar um jeito na organização de toda a casa, o sábado é o dia de fazer a limpeza geral.

 

Time Batching pode ser aplicado a muito mais áreas da vida, basta analisar todas as tarefas que temos para fazer e juntar as semelhantes todas num bloco de tempo.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email

Ler mais

✧ Junta-te à Lista! ✧

Faz parte da lista e recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de email!