Produtividade | Eficiência | Equilíbrio

Alcança qualquer objetivo com estes 6 passos

Um dos livros que mais gosto e recomendo é o Livro “Pense e Fique Rico” de Napoleon Hill (podes encontrar o link para este e outros livros que recomendo aqui).

Uma das principais lições que podemos tirar desse livro, é que conseguimos alcançar qualquer objetivos se seguirmos estes seis passos:

 

1. Ser muito clara nos teus objetivos. Saber exatamente o que queres

Não vale a pena dizeres “quero perder peso”, porque se amanhã pesares menos 100 gramas, então já atingiste o teu objetivo, certo? Pois, por isso precisas ser bem clara no que queres. Um objetivo específico pode ser “Quero perder 4kg”.

 

2. Decidir o que estás disposta a abdicar para conseguir o que queres

Tudo precisa de sacrifícios. E para atingirmos os nossos objetivos precisamos sempre de abdicar de alguma cosa. Continuando com este exemplo do peso, podemos dizer que “abdico de comer sobremesa ao fim de todas as refeições” ou “abdico de ficar sentada a ver TV durante dias horas todos os dias e em vez disso vou fazer uma caminhada”.

 

3. Definir quando (data específica) queres atingir esse objetivo

Sem definirmos um prazo específico, vamos acabar por adiar indefinidamente o que queremos realmente. Define uma data em que queres alcançar o objetivo. Tem atenção para seres realista, por exemplo, não queiras perder 10kg em 2 dias – isso seria uma meta praticamente impossível e por isso irias falhar certamente. Mas também não definas um prazo muito longo, pois vais acabar por te sentir mais relaxada. Tenta perceber qual seria um prazo desafiante, mas possível de alcançar para o objetivo que definiste.

 

4. Criar um plano para o conseguires

Tenta perceber tudo o que que precisas fazeres, o que precisas de ter, onde precisas de ir, etc. para conseguires alcançar este objetivo.

Continuando com o exemplo da perda de peso, para este objetivo podes precisar de comprar algum equipamento de exercício, sapatilhas, roupa confortável, etc. Ou podes ter de criar um espaço em casa onde possas fazer os exercícios, ou inscreveres-te no ginásio, ou comprar comida saudável para teres sempre por perto, ou deitar fora todas as comidas menos saudáveis que tens em casa para não caíres na tentação de as comes, etc.

(Eu estou a dar este exemplo da perda de peso, por ser mais fácil de explicar, mas isto aplica-se a qualquer objetivo que querias alcançar)

 

5. Escreve uma declaração com os pontos 1, 2, 3 e 4

Escreve a declaração com os pontos anteriores onde explicas exatamente o teu objetivo. Por exemplo:

“Eu quero perder 4kg (o quê), até dia 1 de outubro (quando). Vou deixar de comer sobremesas e de beber refrigerantes (o que abdico). Comprometo-me a comprar comida saudável para ter sempre à mão quando tiver fome e a fazer uma caminhada de 1h todos os dias (plano).”

 

6. Lê isto todas as manhãs e todas as noites em voz alta

Relembra-te todos os dias de manhã e à noite do teu objetivo e do que precisas fazer para o alcançares. E agora compromete-te a fazeres aquilo que definiste.

 

Como sempre, procuro criar artigos curtos e diretos, para que consigas retirar a maior informação deles sem perder tempo. Se gostas, partilha comigo a tua opinião, é muito importante para mim. Podes usar as redes sociais ou enviar-me um e-mail.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email

Ler mais

✧ Junta-te à Tribo! ✧

Faz parte da lista e recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de email!