5 hábitos que estão a matar a tua auto-confiança

A autoconfiança é algo que vamos construindo e desenvolvendo com o tempo. É preciso trabalho, prática e coragem. Mas tal como em tudo o resto na nossa vida, existem alguns hábitos que podemos nem perceber e que nos estão a impedir de alcançar o sucesso. Estes são alguns deles:

 

Pedir desculpa demasiadas vezes

Nunca podemos ser confiantes quando sentimos que precisamos de pedir desculpa por tudo o que fazemos. O facto de pedir demasiadas vezes desculpa, para além de desgastar o verdadeiro significado da palavra, faz-te acreditar que estás sempre errada (mesmo quando não estás).

Precisamos analisar com que frequência pedimos desculpa por coisas que não importam – quando respondemos a uma mensagem mais tarde ou quando preferimos reservar algum tempo para nós mesmas em vez de dar atenção ao outro, por exemplo. Se pensarmos bem, nenhuma destas coisas é errada.

 

Fazer scroll constante nas redes sociais

Ficar horas a fio nas redes sociais pode afetar (e muito) a nossa confiança. Quando estás agarrada ao smartphone pergunta-te “Que tipo de conteúdo estou a consumir?”. Esses conteúdos fazem-te sentir mal contigo mesma? Costumas-te comparar com o que vês no feed de notícias?

Passar demasiado tempo nas redes sociais leva à comparação, quer gostemos de reconhecer isso ou não. Se te sentes mal, tenta afastar-te um pouco das redes sociais, ou analisar que contas estás a seguir.

 

Não sorrir

A nossa confiança tende a crescer quando sorrimos. Sorri sempre que fazes alguma coisa que te deixa feliz. Compartilha positividade com as pessoas à tua volta, isso vai ajudar a melhorar a tua auto-confiança.

 

Procurar justificação para tudo

Justificar o nosso comportamento e explicar ou apresentar razões para uma atitude ou decisão quando não foi solicitada, pode afetar negativamente a nossa confiança. Em vez de construirmos confiança nas nossas ações, estamos a fortalecer o hábito de nos explicarmos.

Tal como pedir demasiadas desculpas, justificar-nos demasiado impede-nos de criar força mental e leva-nos a questionar-nos constantemente. Quando sentires a necessidade de te justificares, reavalia de onde vem realmente essa necessidade – a outra pessoa precisa dessa explicação, ou és tu que o estás a fazer para te sentires melhor?

 

Dar prioridade aos outros

Por vezes sentimos que para sermos valiosas, devemos dar ao outro tudo o que temos para oferecer. No entanto, o nosso valor não vem das coisas que os outros nos pedem. Precisamos ser um pouco egoístas de vez em quando. É fundamental dizer “não” algumas vezes ou delegar as tarefas noutra pessoa. Não precisamos de dar tudo de nós, para ficarmos sem tempo, sem energia e sem motivação. Aumenta a tua confiança ao dizer “não” quando for necessário. Para poderes ajudar os outros tens de estar bem contigo mesma primeiro.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

✧ Junta-te à Tribo! ✧

Faz parte da lista da nossa Tribo e recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de email!

Login