Produtividade | Eficiência | Equilíbrio

As melhores ferramentas para criar um currículo que se destaque

Na hora de nos candidatarmos a um novo emprego precisamos de ter o nosso CV completo para nos apresentar. Escrever um currículo pode parecer aborrecido, mas precisa de o fazer, pois a empresa que está a analisar as candidaturas recebidas para o cargo, na hora de escolher quem chamar para a entrevista, de certeza que opta pelos currículos que mais se destacaram.

 

Criar um design cuidado e bonito

Não saber mexer com programas de edição de imagem não é desculpa para não criar um currículo bonito e que se destaque. Existem várias plataformas online muito intuitivas e com templates já pré-feitos que podem usar e adaptar. Pessoalmente adoro o Canva, é muito simples de usar e tem versão gratuita. Já tem alguns layouts que podem escolher e personalizar ao vosso gosto, sem ter de criar o template de raiz.

Para quem se sente mais à vontade a trabalhar com o Office Word, recomendo a loja online NOCTULAstore, que disponibiliza vários templates já feitos, para personalizar e adaptar com os dados de cada um.

Mas atenção, não devemos exagerar, é importante definir uma paleta de cores simples com duas ou três cores diferentes e usá-las com moderação. É bom ter um currículo com um layout diferente, mas que mantenha a simplicidade, uma vez que se trata de um documento para partilhar com entidades que poderão querer trabalhar connosco.

 

Adaptar o currículo ao cargo

O conteúdo do currículo deve ser conciso, relevante e adaptado para o cargo a que nos estamos a candidatar. Usar frases curtas, demonstrar paixão e interesse pelo posto de trabalho e mencionar qualquer coisa que nos destaque são elementos chave. Mostrar que somos pessoas multifacetadas com diferentes habilidades e interesses é útil. É possível referir pequenos cursos ou formações feitas nalguma área de interesse.

 

Pesquisar sobre a empresa

Antes de começarmos a criar o currículo, é importante fazer uma pesquisa sobre a empresa a que nos estamos a candidatar e adaptar o currículo e a carta de apresentação a cada uma delas.

Quando se envia o currículo por e-mail, nunca envies o mesmo e-mail para várias empresas. É importante criar um e-mail específico para cada empresa, com uma mensagem personalizada e referir alguma coisa referente à empresa em questão. Isso irá mostrar interesse e destacar a candidatura.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email

Ler mais

✧ Junta-te à Lista! ✧

Faz parte da lista e recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de email!