Se queres melhorar as tuas manhãs e começar cada dia segundo as tuas regras, existem algumas coisas que DEVES parar de fazer:
1. Acordar com o telemóvel
Não devemos começar as nossas manhãs a olhar para o telemóvel, a ver emails e a navegar nas redes sociais. Certamente que não queremos começar o dia com as prioridades dos outros, nem com os pensamentos e opiniões dos outros. Vamos começar o dia segundo os nossos termos.
2. Adiar o despertador
Sempre que adiamos mais uns minutos o despertador, estamos a tirar esse tempo a nós mesmos. Pode parecer que estamos a dormir mais uns minutos, mas na realidade, estamos apenas a iniciar um novo ciclo de sono que não iremos finalizar – o que nos vai deixar de mau humor.
3. Tomar decisões desnecessárias
Devemos guardar o nosso poder de decisão para coisas que realmente importam e minimizar decisões desnecessárias que tomamos ao acordar (podem ser coisas simples como decidir ir ao ginásio, o que vamos comer ao pequeno almoço, etc.)
Estas pequenas decisões devem ficar, sempre que possível, tomadas no dia anterior. Se é para ir ao ginásio de manhã, na noite anterior devemos deixar a roupa de desporto junto à cama para vestirmos logo ao acordar. Podemos definir o que iremos comer ao pequeno almoço durante toda a semana para não termos de pensar nisso ao acordar, etc.
4. Ser negativa
É fácil ficarmos frustradas de manhã, especialmente quando ainda não acordamos por completo. Compromete-te a ficar intencionalmente em paz durante a rotina matinal, o stress pode esperar e o dia correrá melhor.
5. Seguir uma rotina matinal que não é a nossa
A rotina matinal é pessoal. O que é bom para uma pessoa pode não ser para a outra. Devemos analisar os nossos objetivos e estilos de vida e adaptar a rotina matinal em concordância com isso. Provavelmente já viste coisas que outras pessoas fazem na sua rotina matinal e que queres experimentar, mas deves perceber se é algo certo para ti e para os seus objetivos. Tentar formar hábitos que não resultam, irá tornar as manhãs frustrantes. E não é isso que pretendemos.
Experimenta novas rotinas, vê se encaixa nos teus objetivos e organiza-as da forma que funcionar melhor para ti.
6. Acordar sem plano
Saber sempre o que temos para fazer de antemão é estarmos um passo à frente na nossa rotina. A rotina irá tornar-se realmente uma rotina quando esta estiver já planeada. A única coisa que precisamos fazer é seguir o plano que definimos.
No início da semana, define a tua rotina matinal para cada dia, os exercícios, trabalhos e projetos para trabalhar a cada dia e ao longo da semana é só preciso consultar a agenda e seguir o plano.