Para conseguirmos encontrar algum equilíbrio entre a nossa vida pessoal e profissional, precisamos conseguir identificar exatamente com o que é que ocupamos uma quantidade desproporcional de tempo.
Do ponto de vista da saúde mental, equilíbrio é a capacidade de gerir o tempo para nós mesmos, para os outros e para o trabalho de forma igual. Se uma destas áreas dominar o nosso tempo, podemos ficar stressados ou até mesmo doentes (mental e fisicamente).
Criar equilíbrio na sua vida é fundamental, pois uma vida equilibrada pode ajudar a reduzir o stress, a melhorar o bem-estar em geral e a aumentar os níveis de energia.
Então e como podemos desenvolver e manter o equilíbrio na nossa vida?
Estes são alguns tópicos que podem ajudar:
- Agendar os nossos dias, saber exatamente quando devemos estar a trabalhar, quando devemos estar a descansar e quando devemos estar com a nossa família e amigos.
- Perceber que área da nossa vida está a ocupar a maioria do tempo e perceber como melhorar isso.
- Criar uma “lista de tarefas” no trabalho todos os dias por ordem de prioridade de forma eficiente e que seja possível de gerir;
- Evitar procrastinar. Dividir o trabalho em tarefas menores e mais fáceis de gerir para evitar sobrecarregar;
- Fazer pausas regulares;
- Dizer não com a maior frequência – dizer sim apenas às coisas que realmente precisamos fazer ou que nos deixam realmente felizes.
- Explorar diferentes horários de trabalho, ou a opção de trabalhar a partir de casa para beneficiar de um horário mais flexível e ver se funciona para cada um de nós;
- Colocar uma música ambiente enquanto se trabalha – estudos mostram que ouvir música enquanto trabalhamos pode tornar-nos mais produtivos.
- Boa comunicação. Ser honesto e claro com o que queremos dizer e estar aberto a sugestões ou críticas construtivas.
- Não nos culpar se cometermos um erro. Tentar sempre fazer o nosso melhor e aprender com os erros.
- Dividir as tarefas de casa entre os familiares de forma a criar estrutura e evitar sobrecarregar uma só pessoa;
- Não ter medo de procurar ajuda profissional, caso precise de mais do que o apoio moral dos amigos e familiares.
- Avaliar verdadeiramente cada situação e prioridades atuais e fazer ajustes quando necessário.
- Criar metas de curto e longo prazo. Ser o mais específico possível nestas metas.
- Adotar um estilo de vida saudável.
- Desligar nos fins de semana e ter algum tempo de qualidade para nós mesmos e para os nossos relacionamentos.
O processo de encontrar e manter o equilíbrio nunca termina. Incluir algumas destas táticas nas nossas vidas vai ajudar a chegar ao equilíbrio, mas precisamos constantemente de analisar e ajustar novas formas de o manter. Estas mudanças podem tornar-nos mais felizes, saudáveis e bem-sucedidos em tudo o que decidirmos fazer. Esta é uma jornada para toda a vida, e nem sempre será fácil.