Queres trabalhar online comigo? Inscreve-te aqui.

Journaling: porque é tão importante esta prática?

Quem não se lembra de em criança manter um diário escondido? Passávamos para o papel todas as nossas emoções, pensamentos e segredos. O mundo parecia mais claro quando o passávamos para o papel. Pois é, mas esse conceito não morreu. Hoje tem o nome de Journaling.

Este termo refere-se a um registro escrito de nossos pensamentos e sentimentos para os conseguirmos entender com mais clareza. E não existem regras, esta é uma forma de monitorar a nossa vida cotidiana, descobrir o que nos deixa felizes ou chateadas, e criar uma conexão significativa com nós mesmas. Para quem sofre de stress ou ansiedade, escrever pode ajudar a controlar as emoções e a melhorar a saúde mental.

Incorporei recentemente este hábito na minha rotina matinal. Ajuda-me a viver intencionalmente, com foco nos meus objetivos e começar o meu dia com uma nota positiva. Para mim é mais fácil escrever estas ideias e pensamentos em tópicos. Todos os dias listo 3 coisas pelas quais estou grata, escrevo o que me vai na mente e listo as minhas intenções para o dia.

 

Porque deves começar também? As vantagens são várias…

1. Ajuda a definir objetivos mais claros: Escrever os objetivos ajuda a obter mais clareza sobre o que são e ao verificá-los com regularidade conseguimos perceber se estamos no caminho certo para os alcançar.

2. Alivia o stress: Despejar todos os nossos pensamentos e sentimentos numa página dá uma sensação de alívio. Escrever é uma ótima forma de deixar sair tudo e conectar-nos com as nossas emoções.

3. Aumenta a produtividade: Pode ajudar-nos a reconhecer como estamos a gastar o nosso tempo. Ao escrever a que tarefas precisamos de dar prioridade, conseguimos realizar muito mais no nosso dia.

4. Molda a mente: Todos temos crenças limitadoras que não conseguimos tirar da cabeça, certo? O diário é uma ferramenta incrível para neutralizar estas crenças, anotando-as e reconstruindo a narrativa ao escrever uma nova crença melhorada. Registar estes pensamentos ajuda a eliminar dúvidas e pode aproximar-nos da pessoa que realmente desejamos ser.

5. Aumenta a positividade: Uma das minhas coisas favoritas de fazer é escrever uma lista de todas as coisas que alcancei no final do dia e listar três coisas pelas quais sou grata. Tem um grande impacto na melhoria do meu humor e ajuda-me a viver no presente.

 

Como começar?

Desafio-te a experimentar criar este hábito nas próximas quatro semanas. Aqui ficam algumas sugestões de tópicos para a ajudar no que escrever:

Semana 1 – Auto-reflexão

  1. O que me motiva e inspira?
  2. Eu sinto-me mais em sintonia comigo mesmo quando…
  3. Como me estou a mover para alcançar os meus objetivos?
  4. 5 coisas que adoro sobre mim…
  5. Que desafios superei?

 

Semana 2 – Mentalidade

  1. Que emoções estou a sentir neste momento?
  2. O que preciso de deixar ir?
  3. Que crenças limitadoras me estão a impedir de crescer?
  4. Como posso ser mais gentil comigo mesma?
  5. Escrita livre durante dez minutos: deixar sair tudo deita para trás das costas…

 

Semana 3 – Gratidão

  1. Lista de 5 coisas pelas quais estou grata hoje.
  2. Quais os relacionamentos pelos quais estou grata?
  3. Quais as oportunidades pelas quais estou grata?
  4. Qual é o melhor elogio que já recebi?
  5. Que memórias me trazem mais alegria?

 

Semana 4 – Fortalecimento

  1. Os meus maiores pontos fortes são…
  2. Vou continuar a conquistar meus objetivos ao fazer…
  3. As realizações das quais mais me orgulho são…
  4. 5 coisas que me fazem sentir sentir confiante
  5. Escrever a minha “lista de celebração” com todas as coisas que realizei hoje.
Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Ler mais

✧ Junta-te à Tribo! ✧

Faz parte da lista da nossa Tribo e recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de email!

Login