Quem não se lembra de em criança manter um diário escondido? Passávamos para o papel todas as nossas emoções, pensamentos e segredos. O mundo parecia mais claro quando o passávamos para o papel. Pois é, mas esse conceito não morreu. Hoje tem o nome de Journaling.
Este termo refere-se a um registro escrito de nossos pensamentos e sentimentos para os conseguirmos entender com mais clareza. E não existem regras, esta é uma forma de monitorar a nossa vida cotidiana, descobrir o que nos deixa felizes ou chateadas, e criar uma conexão significativa com nós mesmas. Para quem sofre de stress ou ansiedade, escrever pode ajudar a controlar as emoções e a melhorar a saúde mental.
Incorporei recentemente este hábito na minha rotina matinal. Ajuda-me a viver intencionalmente, com foco nos meus objetivos e começar o meu dia com uma nota positiva. Para mim é mais fácil escrever estas ideias e pensamentos em tópicos. Todos os dias listo 3 coisas pelas quais estou grata, escrevo o que me vai na mente e listo as minhas intenções para o dia.
Porque deves começar também? As vantagens são várias…
1. Ajuda a definir objetivos mais claros: Escrever os objetivos ajuda a obter mais clareza sobre o que são e ao verificá-los com regularidade conseguimos perceber se estamos no caminho certo para os alcançar.
2. Alivia o stress: Despejar todos os nossos pensamentos e sentimentos numa página dá uma sensação de alívio. Escrever é uma ótima forma de deixar sair tudo e conectar-nos com as nossas emoções.
3. Aumenta a produtividade: Pode ajudar-nos a reconhecer como estamos a gastar o nosso tempo. Ao escrever a que tarefas precisamos de dar prioridade, conseguimos realizar muito mais no nosso dia.
4. Molda a mente: Todos temos crenças limitadoras que não conseguimos tirar da cabeça, certo? O diário é uma ferramenta incrível para neutralizar estas crenças, anotando-as e reconstruindo a narrativa ao escrever uma nova crença melhorada. Registar estes pensamentos ajuda a eliminar dúvidas e pode aproximar-nos da pessoa que realmente desejamos ser.
5. Aumenta a positividade: Uma das minhas coisas favoritas de fazer é escrever uma lista de todas as coisas que alcancei no final do dia e listar três coisas pelas quais sou grata. Tem um grande impacto na melhoria do meu humor e ajuda-me a viver no presente.
Como começar?
Desafio-te a experimentar criar este hábito nas próximas quatro semanas. Aqui ficam algumas sugestões de tópicos para a ajudar no que escrever:
Semana 1 – Auto-reflexão
- O que me motiva e inspira?
- Eu sinto-me mais em sintonia comigo mesmo quando…
- Como me estou a mover para alcançar os meus objetivos?
- 5 coisas que adoro sobre mim…
- Que desafios superei?
Semana 2 – Mentalidade
- Que emoções estou a sentir neste momento?
- O que preciso de deixar ir?
- Que crenças limitadoras me estão a impedir de crescer?
- Como posso ser mais gentil comigo mesma?
- Escrita livre durante dez minutos: deixar sair tudo deita para trás das costas…
Semana 3 – Gratidão
- Lista de 5 coisas pelas quais estou grata hoje.
- Quais os relacionamentos pelos quais estou grata?
- Quais as oportunidades pelas quais estou grata?
- Qual é o melhor elogio que já recebi?
- Que memórias me trazem mais alegria?
Semana 4 – Fortalecimento
- Os meus maiores pontos fortes são…
- Vou continuar a conquistar meus objetivos ao fazer…
- As realizações das quais mais me orgulho são…
- 5 coisas que me fazem sentir sentir confiante
- Escrever a minha “lista de celebração” com todas as coisas que realizei hoje.