As frutas e legumes dividem-se em 5 categorias de cores diferentes: vermelho, roxo/azul, laranja, verde e branco/castanho. Cada cor carrega o seu próprio conjunto de produtos químicos exclusivos de combate a doenças chamados fitoquímicos. São esses fitoquímicos que dão às frutas e vegetais a sua cor vibrante e, claro, algumas de suas propriedades saudáveis.
🍅 Vermelho: Frutas e vegetais vermelhos são coloridos por um pigmento vegetal natural chamado licopeno. O licopeno é um poderoso antioxidante que pode ajudar a reduzir o risco de cancro e manter o nosso coração saudável.
🫐 Roxo azulado: O pigmento vegetal antocianina é o que dá às frutas e vegetais azuis/roxos a sua cor distinta. A antocianina também possui propriedades antioxidantes que protegem as células contra danos e podem ajudar a reduzir o risco de cancro, derrame e doenças cardíacas.
🥕 Laranja e amarelo: Os carotenóides dão a este grupo a sua cor vibrante. Um carotenóide bem conhecido chamado betacaroteno é encontrado na batata-doce, abóbora e cenoura. É convertido em vitamina A, que ajuda a manter as membranas mucosas saudáveis e os olhos saudáveis.
🥦 Verde: Os vegetais verdes contêm uma variedade de fitoquímicos, incluindo carotenóides, indóis e saponinas, todos com propriedades anticancerígenas. Verduras como espinafre e brócolis também são excelentes fontes de folato.
🍌 Castanho e branco: Frutas e vegetais brancos contêm uma variedade de fitoquímicos que promovem a saúde, como a alicina (encontrada no alho), conhecida pelas suas propriedades antivirais e antibacterianas. Alguns membros do grupo branco, como bananas e batatas, também são uma boa fonte de potássio.
Benefícios das diferentes frutas
- 🍉 Melancia: diurética, estimula o trabalho dos rins e aumenta a quantidade de urina.
- Damascos: são laxantes, recomendados para anemia, excitação nervosa e retenção de líquidos.
- 🍑 Pêssego: anemia e estados de convalescença
- 🍈 Melão: facilita a digestão em grandes refeições.
- 🍐 Peras: útil na inflamação da mucosa intestinal e retenção de líquidos.
- 🍓 Morangos: ajudam a eliminar o ácido úrico
- Ameixas: são laxantes e desintoxicantes para o intestino
- 🍌 Bananas: recomendadas para diarreia e para a falta de secreção de suco gástrico. É recomendado para estados de convalescença, fraqueza e tuberculose. Satisfaz o estômago e induz a comer menos.
- 🍍 Abacaxi: o sumo de abacaxi é refrescante e elimina toxinas, é recomendado para febres. Útil para combater doenças da boca e garganta, estimula a digestão e a atividade do intestino.
- 🍇 Uva: é recomendado em estados de fraqueza, constipações, congestão hepática, artrite, prisão de ventre, pedras, raquitismo, anti-séptico do intestino, estimula a atividade dos rins e fígado.
- 🍒 Cereja: arteriosclerose, reumatismo, artrite e distúrbios gástricos
- 🍎 Maçã: Laxante, purifica o sangue, influencia na cicatrização de cálculos hepáticos e renais, é um ótimo desintoxicante, auxilia na cicatrização de diversas doenças de pele e na formação de pus. Tem bons efeitos sobre distúrbios gastrointestinais. É bom para fraqueza e nervosismo. É uma das frutas mais indicadas para pessoas com problemas de obesidade.
- 🍋 Limão: É considerado um remédio natural muito útil em casos de febre, diabetes, atonia do estômago, asma ou bronquite. Também é recomendado em doenças de cálculos, infecções gástricas, intestinal, contra angina, obesidade, disposição de apoplexia e congestão da cabeça.
- 🍊 Laranja: estados febris, resfriados e retenção de líquidos.
Estudos recentes mostram que é recomendado consumir mais de 10 tipos de vegetais e frutas diariamente para uma saúde ideal.
Precisas de ajuda para obter mais frutas e vegetais?
Deixa-me saber que eu tenho a resposta.