Produtividade | Eficiência | Equilíbrio

5 formas de seres mais gentil contigo mesma

Cuidar de nós mesmas é simplesmente praticar a bondade connosco. Precisamos afastar-nos um pouco do que os outros esperam de nós para garantir que atendemos às nossas próprias necessidades.

Estas são algumas formas que podem ajudar a começarmos a ser mais gentis connosco mesmas.

 

Sem pressas…

Por vezes, ser gentil connosco mesmas é tão fácil quando nos permitimos ter tempo para isso. O stress começa a crescer quando estamos constantemente a correr de um lado para o outro. Se estamos constantemente preocupadas em chegar tarde ao próximo compromisso, nunca podemos diminuir o ritmo para nos concentrarmos no momento presente.

Experimenta fazer uma programação mais justa dos teus compromissos e tarefas, vê o que precisas fazer e agenda tempo para o fazer (e procura fazê-lo nesse tempo em vez de te distraíres com as redes sociais). Quando sabes a hora a que precisa de estar num sítio ou de entregar um projeto, analisa de quanto tempo irás precisar para o fazer e não chegares atrasada. Agenda tudo, é a melhor forma de manteres o controle. Desta forma terás bastante tempo para aproveitar o que fazes e concentrar-te no trabalho que precisas fazer, quando precisas de o fazer.

 

Tirar uma folga de vez em quando

Reserva tempo para ti ao longo do ano, longe do trabalho e das tarefas e responsabilidades do dia-a-dia. Precisamos aproveitar bem os dias de férias que temos. Se trabalhas por conta própria, ajusta o teu trabalho conforme necessário para conseguires agendar alguns dias de folga ao longo do ano. Se não é viável para ti agora tirar férias ou ter dias de folga, procura agendar tempo para ti no teu dia-a-dia. Podem ser coisas simples como acordar mais cedo para tomares o teu café sossegada antes que toda a gente acorde, podes reservar uma ou duas horas antes de te deitares para fazeres algumas tarefas pessoais e concentrar-te em ti, etc. Conseguimos sempre um tempinho para fazer as nossas coisas, só precisamos de querer!

 

Controlar apenas o que é possível de controlar

Nem sempre conseguimos ter controle sobre tudo, mas se nos focarmos no incontrolável, ficaremos constantemente stressados e acabamos por nos sentir impotentes. Se está fora do nosso controle, não há nada que possamos fazer para mudar essas situação. Devemos controlar apenas o que pode ser controlado por nós. Concentra-te em tomar as melhores decisões dentro daquilo que consegues controlar e esquece o que está fora do teu controle.

 

Admitir o que não sabemos… mas sempre dispostas a aprender

Não há mal nenhum em não saber uma coisa ou não ter uma resposta para dar. Não podemos saber tudo e haverá situações na vida em que a única resposta que temos é “Não sei!”.

Admite quando não sabes alguma coisa, mas sempre com vontade de aprender e crescer. Fica confiante com o que sabes e pratica o auto-cuidado estado disposta a aprender constantemente.

 

Verificar constantemente

Entramos facilmente em piloto automático ao longo dos dias sem nos darmos conta do nosso estado emocional ou mental. Não podemos deixar a saúde mental cair no esquecimento. Reserva regularmente tempo para verificar como estás. Podem ser hábitos como registar os nossos sentimentos e emoções ou meditar. O importante é fazermos alguma coisa. Sentes-te sobrecarregada? Contente? Ansiosa com alguma coisa? Observa esses sentimentos à medida que aparecem e em seguida faz as alterações necessárias para te sentires melhor.

Podes usar alguns dos templates que estão disponíveis aqui no site ou uma aplicação no telemóvel (pessoalmente adoro a Reflectly).

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email

Ler mais

✧ Junta-te à Lista! ✧

Faz parte da lista e recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de email!