Hábitos saudáveis para criar ao longo do ano

O início de um novo ano é sempre aquela altura em que pensamos em criar novos hábitos, novas rotinas, seguir novos objetivos. Mas não precisa ser só no início do ano.

Neste artigo partilho uma lista de alguns hábitos saudáveis que quero iniciar (ou continuar) neste novo ano.

Aqui vai:

 

1. Tomar vitaminas

Perceber quais as necessidades do nosso corpo e ver que vitaminas precisamos para melhorar o nosso bem estar. Cria uma rotina de as tomar durante um período de tempo.

 

2. Beber 2L de água por dia

Não tenho o hábito de beber muita água, por isso quero começar a beber todos os dias ao acordar um copo grande de água em jejum. Ao longo do dia ando com uma garrafa comigo e comprometo-me a beber a água toda até ao final do dia. Quando isto já for um hábito, vou aumentando a quantidade de água a beber por dia. Aos poucos desenvolvemos este novo hábito que tem imensos benefícios para a saúde, pele e mente.

 

3. Journaling / Escrever tudo

Para deixar de nos preocuparmos com o que temos para fazer, ou com ideias que podemos esquecer, devemos criar o hábito de usar uma aplicação de notas no telemóvel. Sempre que surgir uma nova ideia ou tarefa, escrever na aplicação. Desta forma não pensamos mais nisso até chegar a hora de o fazer.

O mesmo se aplica a reuniões. Depois de cada reunião devemos tirar notas e registar tudo o que nos lembramos que é importante enquanto ainda está fresco na nossa mente.

 

4. Fazer a cama todas as manhãs ao levantar

Falo por mim, é tão irritante chegar à noite ao quarto e ter a cama por fazer. E é algo tão simples de fazer. Por outro lado, ao fazer a cama logo de manhã, começamos o dia com a sensação de concretização, uma vez que já executamos uma tarefa com sucesso logo ao acordar.

 

5. Ler todos os dias

Se não conseguires ler mais, pelo menos lê uma página por dia. Não ter tempo não deve ser desculpa. Pode ser de um livro, um artigo numa revista, ou outra coisa do seu interesse. O importante é criarmos este hábito de aprender alguma coisa todos os dias.

 

6. Registar as nossas conquistas

Ter um sítio onde registamos as nossas conquistas, por mais pequenas que sejam. Porque não? Todas elas são motivo de celebração.

 

7. Poupar uma percentagem do ordenado

Decidir uma percentagem que pretendemos poupar do ordenado e criar uma transferência automática mensal que transfira esse valor da conta corrente para uma conta poupança. Desta forma não nos apercebemos que o dinheiro sai, e estaremos a poupar todos os meses.

 

8. Agradecer todos os dias

É fácil esquecermo-nos daquilo pelo que sentimos gratidão, por isso criar o hábito de todos os dias agradecer por 3 coisas da sua vida é fundamental. Podemos escrevê-las ou apenas dizê-las para nós mesmas. Podem ser coisas simples, como o ar que respiramos, o tempo, o sol, etc. Ou coisas mais complexas e específicas, como o emprego, o carro que nos leva todos os dias para onde queremos, o companheiro que nos prepara o jantar todas as noites, etc. Não interessa o quê, mas devemos agradecer todos os dias por alguma coisa. As pessoas gratas tendem a ser mais felizes e a atrair mais boas energias para a sua vida.

 

9. Reservar uns momentos de silêncio

Para mim, meditar é o momento em que me (tento) focar em nada e relaxar a minha mente. Se não queres meditar ou iniciar esta prática, não precisas, apenas reserves alguns minutos do dia (de preferência de manhã) sem fazer nada e não pensar em nada. Isto ajuda a acalmar a mente para o dia que tens pela frente.

 

10. Ver o lado positivo de todas as situações

É fácil dramatizar tudo e queixarmo-nos de tudo e mais alguma coisa. Mas é mais compensador vermos o lado positivo das coisas. Não nos devemos concentrar no que está errado ou mal, devemos procurar ver o que está bem ou o que podemos aprender de cada situação.

 

11. Deixar de criticar os outros e tentar ver o lado deles

Somos todos diferentes uns dos outros, não temos todos os mesmos gostos, nem ideais, nem objetivos de vida. Ninguém está certo ou errado. Somos simplesmente diferentes. Devemos por isso criar o hábito de procurar perceber essas diferenças em vez de criticar quem pensa de forma diferente ou tem outros objetivos ou prioridades na vida.

 

12. Mexer o corpo

Mesmo que não queiras criar uma rotina de exercícios intensos, define alguns exercícios ou movimentos que poderás fazer ao longo do dia, para fazer o sangue circular. Podem ser agachamentos, uma caminhada, algumas posições de ioga, etc.

 

13. Pensar na morte

Pode parecer mórbido, mas este hábito pode ajudar a ter coragem para conquistar a nossa vida de sonho e ir atrás dos nossos objetivos. No final de cada dia pensa “Se hoje fosse o último dia da minha vida, morreria satisfeita com o que fiz/conquistei?” Se a resposta for demasiados dias seguidos “Não”, então é porque precisas de mudar alguma coisa na tua vida.

 

Tens outras sugestões de hábitos para criar? Adoraria que partilhasses comigo. Envia-me uma mensagem através das redes sociais!!

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

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