Productivity | Business | Balance

7 formas simples de manter a motivação

A luta para manter a motivação é comum? Por vezes deixamos os nossos sonhos e objetivos caírem no esquecimento simplesmente porque não podemos ficar motivadas a longo prazo. Para atingir esses objetivos maiores é fundamental aprendermos como renovar a nossa motivação e dar-nos a nós mesmas o impulso que precisamos. Mais abaixo listo 7 hábitos que poderão ajudar a manter esta motivação:

 

1. Usar e abusar dos post it notes!

Uma ideia divertida é pegar num bloco de Post-it’s e escrever o nosso “porquê”, uma afirmação diária, uma citação inspiradora, qualquer coisa que nos motive. Depois de criar uma colecção de post-it’s motivacionais, podemos colaborar-los por toda a parte (no espelho para ver todas as manhãs, no volante do carro, no computador, como fundo de ecrã do telemóvel, etc.). Desta forma mantemo-nos motivadas com lembretes constantes sobre o motivo pelo que estamos a trabalhar e porque é importante para nós.

 

2. Ser especifica com os objetivos

O maior erro na definição de objetivos é a falta de clareza sobre o que desejamos alcançar. Devemos saber exatamente o que queremos, até quando o queremos e o que precisamos fazer para o conseguir. Quando os objetivos são claros e específicos, fornecem-nos um ponto de partida que podemos usar para fazer fazer a engenharia reversa do nosso plano de ação. Depois de saber o que queremos, analisar de quantos dias, semanas ou meses precisamos para atingir esse objetivo. Que passos precisamos dar? Que requisitos são necessários? O nosso plano de ação deve ser específico e detalhado para obtermos a clareza necessária para manter a motivação.

 

3. Comemorar todas as vitórias

Nenhuma vitória é pequena demais para ser comemorada. Ser capaz de reconhecer o nosso sucesso é extremamente valioso para a nossa mentalidade. Uma ideia engraçada que vi no outro dia é termos um sino que tocamos cada vez que alcançamos alguma coisa. Mas mesmo sem sino, uma palmadinha nas costas é suficiente. às vezes só precisamos de um momento para refletir sobre o nosso sucesso e reconhecer o poder que temos para nos mantermos motivados a continuar.

 

4. Mudar a perspetiva sobre o fracasso

O que significa o fracasso para ti? É o fim do mundo? É um motivador? Por vezes, a nossa perspetiva de fracasso pode deitar-nos abaixo. Se estamos constantemente com medo de cometer erros ou ide perder o equilíbrio, começamos a ficar cansados. Este medo pode nos fazer acreditar que a única forma de evitar a vergonha do fracasso é não sair da nossa zona de conforto. Precisamos avaliar os nossos sentimentos em relação ao fracasso, ver o fracasso como uma oportunidade de aprender, para tentar algo novo. Com o fracasso conseguimos perceber o que não funciona e por isso estamos um passo mais perto de encontrar a formula que funcione.

 

5. Dividir os objetivos maiores

Quanto maior a meta, mais tempo, energia e frequentemente dinheiro precisamos investir para o sucesso. Ter metas elevadas pode desmotivar-nos. O segredo é dividir estes objetivos maiores em pequenas metas que conseguimos alcançar ao longo do caminho. Alcançar essas pequenas metas mostra o nosso progresso e mantêm a motivação para continuarmos. Lembra-te: nenhuma vitória é pequena demais para ser celebrada!

 

6. Adeus negatividade!

É obrigatório limitar as influências negativas da nossa vida o quanto possível. Se isso significa fazer uma pausa nas redes sociais, podemos aproveitar o tempo para nos concentrarmos nos nosso desejos e objetivos. Também pode significar que nos devemos afastar de pessoas tóxicas – não te sintas culpada por fazer o que é melhor para ti.

A negatividade das pessoas que nos rodeiam, os conteúdos que consumimos, ou o trabalho que fazemos são as principais forças que esmagam a nossa motivação. Não podemos ter medo de abandonar as coisas que nos puxam para baixo. Avalia o que precisas na tua vida para ser feliz e motivada e elimina tudo o que não atende essas necessidades.

 

7. Criar um plano

Uma forma de não perder a motivação é saber quel é o próximo passo. Para atingir os nossos objetivos, precisamos criar um cronograma para os passos e trabalhos que precisamos realizar. A gestão do tempo é a base de um plano eficaz. Se sabemos o que precisamos fazer, só precisamos encontrar tempo para o fazer. Bloqueia tempo na agenda e agrupa tarefas semelhantes para seres mais produtiva neste processo.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email

✧ Junta-te à Tribo! ✧

E recebe conteúdos exclusivos no teu email

Recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de entrada!