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7 hábitos diários para melhorar o teu mindeset

Os nossos hábitos diários são a base para a ter o nosso mindeset (ou mentalidade) sobre controlo. Pensa nas rotinas e tarefas que fazes a maior parte do tempo – como te fazem sentir em relação ao que te rodeia? Como te fazem sentir sobre ti mesma? Ficas stressada e ansiosa ou sentes-te inspirada e motivada?

Analisar os hábitos que praticamos ao longo do dia é um passo importante para nivelar a nossa mentalidade. Os 7 hábitos diárias listadas mais abaixo podem ajudar a criar uma rotinas que nos mantêm motivadas e ajudam a continuar a trabalhar rumo aos nossos objetivos.

 

1. Começar o dia à nossa maneira

Precisamos criar uma rotina matinal para nos prepara para o sucesso. Não reservar tempo para nós pode matar a nossa motivação. Acordar e resolver imediatamente as necessidades dos outros pode criar um impacto negativo no nosso mindeset. 

Para isso, precisamos de agendar tempo no início do dia para a rotina matinal. Antes disso, podemos criar uma lista de coisas que desejamos fazer antes de começar o dia, (como ler, escrever as reflexões, meditar ou beber uma chávena de chá ou café em paz, …), depois de criada a lista, precisamos analisa quanto tempo precisamos para fazer tudo o que queremos e assim já conseguimos definir a que horas precisamos acordar para ter tempo para tudo.

 

2. Escrever os pensamentos e preocupações

O objetivo deste hábito é limpar todas as preocupações e distrações da nossa mente e “arrumá-las” em algum lugar, para que possamos seguir o dia sem preocupações e voltar a elas quando tivermos tempo. Eu gosto de começar o dia a escrever no meu caderno as minhas ideias, objetivos, preocupações e tarefas que tenho para fazer.

 

3. Gratitude

Devemos refletir todos os dias nas coisas pelas quais nos sentimos gratas. Eu listo todos os dias 3 coisas pelas quais sinto gratidão. Por norma escrevo-as no meu caderno, ou de vez em quando também uso uma app. Quando não tenho tempo, tento dizê-las apenas mentalmente. As pessoas gratas tendem a ser mais felizes.

 

4. Falar com um amigo

Criar o hábito de ligar ou enviar mensagem a um amigo todos os dias é importante para fortalecermos as conexões que temos na nossa vida, para que continuem a prosperar. As pessoas que nos rodeiam podem ser um grande apoio para mantermos o nosso mindeset saudável.

 

5. Mimar-nos

Temos de nos dar alguma coisa pelo qual nos sentimos ansiosas, por mais pequeno que seja. Pode ser algo simples como beber o nosso café favorito a caminho do trabalho, tirar um dia de folga, preparar a nossa comida favorita ou vestir uma roupa que adoramos. Precisamos perceber que coisas nos deram animadas e trabalhá-las no dia-a-dia. Não esperes por ocasiões especiais para criar momentos especiais para ti mesma!

 

6. Planear o dia

Todos os dias ao final do dia, listo as tarefas que tenho para fazer no dia seguinte e coloco-as por ordem de prioridade. Assim, de manhã quando iniciar o meu trabalho, sei o que devo fazer e irei começar pela tarefa mais importante primeiro. Vê o que funciona para ti – uma lista num post-it, usar uma app para listar as tarefas, listar diretamente na agenda, uma combinação das duas coisas, etc.

 

7. Pensar a longo prazo

No final de cada dia, é fundamental fazermos um esforço para olhar para o dia seguinte. Quando pensamos mais à frente, estamos sempre prontas para o que nos espera. Se sabemos que algo importante irá acontecer no dia seguinte, conseguimos preparar-nos para isso na noite anterior. Podem ser gestos simples como preparar a roupa que vamos usar, ou deixar o tapete de yoga onde se veja quando acordar para nos lembrarmos que tem de fazer exercício.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

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