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Como ultrapassar a procrastinação

Sabes que os prazos dos teus trabalhos estão a aproximar-se, e sentes que as tarefas que precisas fazer parecem impossíveis, e quando dás por ti, estás sentada no sofá colada à TV. Pois é – estás a procrastinar. Acontece a todos…

Para venceres este (mau) hábito de esperares até ao último minuto para fazeres o que precisas fazer, da próxima vez que sentires que isto te está a acontecer, experimenta estas dicas:

 

1. Encontra as semelhanças

O que estás a procrastinar agora? O que é que as coisas que tens vindo a adiar têm em comum? São coisas que outras pessoas te pedem? São tarefas relacionadas com um determinado projeto? Tenta perceber ao certo o que é que estás a evitar afinal. Podes estar a evitar tarefas pela forma como te fazem sentir.

Procrastinar pode deixar-te um sentimento de culpa, mas não te massacres. Percebe realmente o que estás a sentir e em seguida cria um plano para te preparares para esse sentimento e para agires da próxima vez em vez de voltares a cair neste hábito de adiar o que tens para fazer.

 

2. Encontra os teus gatilhos

Identifica ps gatilhos que te fazem querer escapar ou evitar as tuas responsabilidades. Não importa o quão válidos esses gatilhos sejam, as coisas precisam ser feitas. Saber exatamente o que desperta este hábito em ti é o primeiro passo para o evitares.

 

3. Muda a tua resposta

A melhor forma de deixar um hábito é substituí-lo por um melhor. Quando começares a sentir vontade de cancelares o que tens para fazer e ir para os sofá, pára e reavalia a situação. Passar a noite sentada no sofá vai realmente fazer te sentir melhor? Ou  vale a pena tentar uma coisa nova?

Conversa contigo mesma sobre o que precisas para ter sucesso. Diz algumas afirmações para te motivar, deixa as redes sociais de lado por uma hora para te concentrares nas tarefas que tens para fazer, etc. Altera a resposta aos gatilhos para que possas realizar de facto as tuas tarefas.

 

4. Tenta 5 minutos

Mergulha naquilo que estás a evitar. Compromete-te com apenas 5 ou 10 minutos de uma tarefa que estás a procrastinar no momento e vê o que podes concretizar. Embora possas não conseguir concluir a tarefa, nesse tempo podes encontrar clareza para as próximas etapas.

Se descubres que gastaste 5 minutos e não aguentas mais, avalia porque é que esta tarefa te está a causar tanto sofrimento. Se algo te está a desgastar ou não consegues mesmo concluir, vê se consegues delegá-la noutra pessoa. Faz o que tiveres de fazer para garantir que as coisas sejam feitas, mesmo que não seja da forma que planeaste inicialmente.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

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