Produtividade | Eficiência | Equilíbrio

Mantêm-te produtiva mesmo em teletrabalho

Quer sejas uma empreendedora a trabalhar por tua conta, ou estas a tentar cumprir o teu trabalho das 9 às 17h, é fundamental que o tempo que passas no teu home office seja produtivo.

Estas são as minhas dicas para te manteres produtiva mesmo quando trabalhas em casa:

 

#1. Organiza o teu escritório para facilitar o teu trabalho

Pensa em todos os materiais que precisas diariamente para fazer o teu trabalho. Por exemplo, precisas de ter junto a ti um bloco de notas e canetas para apontares pedidos que vão surgindo? Organiza o teu espaço para que tenhas à mão tudo aquilo que precisas para efetuares o teu trabalho sem teres de andar sempre de um lado para o outro a ir buscar as coisas que precisas.

Dica extra: tem também sempre contigo uma garrafa de água para te manteres hidratara ao longo do dia.

 

#2. Agenda todo o teu trabalho

A produtividade requer estrutura – sobretudo quando trabalhamos em casa.

É importante criares um cronograma com todo o teu trabalho. O calendário é o teu melhor amigo, por isso percebe o que tens de fazer e planeia tudo na tua agenda. TUDO MESMO.

Inclui tempo de pausa para comer, quanto tempo queres perder a responder e resolver e-mails, quando e por quanto tempo te vais dedicar a pesquisar para um novo trabalho, etc. Acredita que isto fará toda a diferença.

 

#3. Não adies o que te assusta

Tira primeiro as coisas difíceis do caminho. Não faz sentido adiares tarefas que não gostas de fazer, só te deixará mais ansiosa e stressada. Conta 3-2-1 e acaba com elas de uma vez. Depois terás tempo (e cabeça) para te dedicares às tarefas que te dão mais prazer fazer.

 

#4. Não te esqueças de fazer pausas

Tira um pouco de tempo entre tarefas para quebrar a monotonia, para esticares as pernas e olhar para outro lado que não seja o ecrã do computador.

Levanta-te e vai até a rua respirar ar fresco, aproveita e dá um passeio com o teu cão, ou prepara uma bebida do teu agrado, prepara e come um lanche, etc. Tu é que decides, apenas descontrai um bocadinho.

Depois de um breve intervalo, retomas com mais clareza e capacidade de começar de novo o trabalho com outros olhos.

 

#5. Deixa o telemóvel de lado

Não prejudiques o teu tempo de trabalho a navegar sem fim pelo feed das redes sociais. Queres uma sugestão? Coloca tempo na tua agenda para consultares as tuas redes sociais, e dedica exclusivamente o tempo que agendaste para isso. Se agendaste dedicar 30 minutos para isso, então não excedas esse limite e quando chegar a hora pousa o telemóvel e avança para a próxima tarefa da tua agenda. Acredita que ajuda!

 

Sê mais produtiva e não te deixes perder tempo. Dá o teu melhor durante as tuas horas de trabalho, talvez até consigas terminar mais cedo, e vais te sentir mais relaxada depois do trabalho para aproveitares o resto do teu dia.

 

Caso tenhas outras dicas, partilha-as comigo por e-mail ou através das redes sociais. Adoro aprender e saber o que resulta para outras pessoas.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email

Ler mais

✧ Junta-te à Lista! ✧

Faz parte da lista e recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de email!