Productivity | Business | Balance

A rotina de noite que vai fazer toda a diferença

Tem se falado bastante sobre as rotinas matinais e nos benefícios que estas trazem para a nossa vida. Mas a verdade é que não se consegue ter uma rotina matinal produtiva sem uma boa rotina de noite. A rotina que temos à noite é a base que nos prepara para o sucesso do dia seguinte. Se passamos a noite inteira stressadas e acordamos sobressaltadas, a nossa rotina matinal provavelmente não será como esperado.

Os hábitos apresentados a seguir podem dar uma ajuda…

 

Preparar a manhã seguinte

Antes de deixarmos o nosso trabalho, é importante deixar definido o que precisamos fazer no dia seguinte. Só assim conseguimos deitar-nos na cama à noite, com a mente relaxada. Quando terminares o trabalho, lista as 3 principais prioridades para o dia seguinte. Assim de manhã sabes exatamente o que tens para fazer.

 

Criar uma rotina para o final do trabalho

Para conseguirmos separar o cérebro profissional do pessoal, precisamos criar uma rotina que separe estas duas realidades – especialmente quando trabalhamos em casa. Antes de iniciar a rotina de noite, precisamos livrar-nos de todos os vestígios da nossa vida profissional. Para mim são coisas como colocar o telemóvel da empresa em silêncio até à manhã seguinte, desligar as notificações dos emails e desligar o computador.

Precisamos estabelecer limites claros entre a vida profissional e pessoal para podermos estar a 100% em ambas. Cabe a cada uma de nós perceber como estabelecer esse limites e divisão.

 

Fazer uma reflexão diária

Todos os dias é importante termos algum tempo para refletir. Não estarmos sempre preocupados com a tarefa seguinte e dar algum tempo à nossa mente para processar as coisas que acabámos de fazer. Desta forma podemos comemorar as nossas vitórias, aprender com o que correu mal e crescer.

Uma forma simples de o fazer pode ser ao escrever todos os dias os nossos sentimentos, o que fizemos, o que conquistámos. Se não sabes o que escrever, podes usar uma APP que te ajude a saber o que escrever.

 

O nosso auto-cuidado

Este é um item crucial na rotina de noite. Criar tempo para nós é fundamental, uma vez que passamos o dia a tratar dos outros. Podem ser coisas simples como ver um programa de televisão que gostamos, beber o nosso chá favorito, fazer uma máscara para o rosto, tu decides o que te deixa mais relaxada e animada.

 

Ler

Esta hábito diário é excelente para expandir a nossa visão do mundo e ter novas perspetivas. Mas é importante que o livro que estamos a ler seja algo que gostamos e do nosso interesse. Eu pessoalmente prefiro ler de manhã, mas podes criar este hábito à noite, conforme te der mais jeito.

Muitas pessoas (e era o meu caso também) não gostam de ler, mas isso é porque têm estado a ler os livros errado. Tenta perceber qual o tipo de livros que preferes e cria este hábito. Eu partilho aqui uma lista de livros que eu li e que recomendo, caso queiras dar uma vista de olhos.

 

Menos tempo ao ecrã

Sobretudo para quem (como eu) passa o dia todo em frente ao computador, à noite devemos limitar o uso do nosso pequeno ecrã. Caso seja algo difícil de resistir, podes sempre tentar bloquear as aplicações das redes sociais a partir de um determinado uso, para que não caias na tentação de ficar até tarde a navegar.

 

Passar tempo com a família

Ao fim do dia deverá ser também a altura de darmos a nossa atenção à família. Criar rotinas com o resto da família é uma ótima forma de nos mantermos em sintonia e passarmos tempo com eles. Cria alguns jogos e brincadeiras quem podem fazer em conjunto. E eu estou a incluir os nossos amiguinhos de quatro patas na “família”. Podemos levar o cão a passear, ou brincar com o gato, etc.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email

✧ Junta-te à Tribo! ✧

E recebe conteúdos exclusivos no teu email

Recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de entrada!