Produtividade | Eficiência | Equilíbrio

A importância da rotina matinal para o sucesso

Não importa o quão agitada e ocupada é a vida de cada um, se não tivermos uma rotina matinal para seguir, o dia torna-se um caos. Ter uma rotina matinal bem definida ajuda a criar estrutura para o dia que temos pela frente.

Gosto de acordar todas as manhãs e beber um copo de água morna com mel e limão que me ajuda a hidratar o corpo, a promover a minha digestão e dá-me energia para o dia, a seguir tomo um banho para me ajudar a despertar.

 

Estes são os meus itens indispensáveis para uma boa rotina matinal

1. Implementar um hábito que me aproxime do objetivo principal

As pessoas de sucesso acordam de manhã com um objetivo e hábito específico em mente. Qual é o hábito de sucesso que queres implementar? Analisa os teus principais objetivos de vida e procura criar um hábito matinal que te ajude a alcançar esse objetivo.

A meditação ajuda-me a concentrar no momento presente – mindefulness – e ajuda-me reiniciar e seguir em frente com um dia revigorado e cheia de energia. Eu prefiro a meditação guiada e procuro praticar este hábito todos os dias. Algumas manhãs posso ter menos tempo que outras, mas tento praticar sempre, nem que sejam só 5 minutos.

2. Criar tempo para nos mimar

Reservar tempo para tratar de nós é um pequeno gesto vai tornar o dia muito mais positivo e promover o nosso bom humor. Eu tenho uma lista com coisas que me fazem sentir bem e feliz, (algumas são coisas simples como tomar um banho relaxante, brincar com a minha cadela, escrever, etc), e todos os dias de manhã tento fazer pelo menos uma dessas coisas.

3. Agradecer e manifestar positividade

Agradecer o que temos e ter pensamentos positivos atrai mais coisas positivas para a nossa vida. Todos os dias de manhã, paro um momento (normalmente depois de meditar) expresso a minha gratidão para o universo. Sou grata por inúmeras coisas na minha vida, mesmo quando as coisas não correm como eu gostaria, há sempre alguma coisa pela qual podemos ser gratas.

Esta minha prática envolve escrever 3 coisas pelas quais sou grata no momento. Tento também imaginar 1 coisa que quero que aconteça no futuro, sinto como me sentiria se já a tivesse conquistado e agradeço por isso. Acredito que esta prática é muito poderosa, não só para manifestar o futuro, como para apreciar e aproveitar o momento presente.

Tenho também uma lista de afirmações que vou colecionando ao longo do tempo e todos os dias leio uma afirmação para o meu dia. Isto ajudam a programar o meu cérebro para deixar de lado crenças antigas e criar novos padrões de pensamento que se alinhem com os meus objetivos atuais.

 

Planear a rotina

Tal como no resto do dia, é importante planear e estruturar a rotina matinal. Eu uso a minha agenda para programar toda a minha rotina.

 

Bónus:
Tenho disponível para download um template de acompanhamento de hábitos mensal que ajuda a manter-nos a par de todos os hábitos durante cada mês.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email

Ler mais

✧ Junta-te à Lista! ✧

Faz parte da lista e recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de email!