Pronta para finalmente fazer o que tens a fazer?
Estes são 5 hábitos com os quais não consigo viver e que me têm vindo a ajudar no que toca a alcançar os meus objetivos.
1. Colocar o telemóvel em modo “não incomodar”
Quando é suposto estar a trabalhar, não é nada agradável ser constantemente interrompida com notificações de mensagens. Por isso comecei a colocar o telemóvel em modo “não incomodar” durante as horas que preciso estar focada no trabalho. Desta forma as mensagens e notificações ficam silenciadas. É fácil passarmos de uma resposta rápida a uma SMS para uma visita ao Instagram.
2. Playlists para foco
Quando estou a trabalhar, sinto-me mais produtiva quando ouço música que me ajuda a manter o foco. O Sportify tem imensas playlists de foco que poderá colocar de fundo enquanto trabalha, a que oiço atualmente é “Deep Focus“
3. Bloquear tempo no calendário
A gestão de tempo é fundamental para qualquer pessoa produtiva. Eu bloqueio tempo no calendário para realizar todas as minhas tarefas e projetos da semana. Analiso tudo o que tenho para fazer e distribuir blocos de tempo para cada uma das tarefas no meu calendário. Bloquear tempo para as tarefas no calendário mantém-me focada, porque sei exatamente o que devo estar a fazer num determinado momento.
Também tenho desenvolvido o hábito de usar o cronômetro para me focar num determinado projeto. Defino quanto tempo quero estar concentrada numa determinada tarefa, coloco o tempo a contar e só paro quando o cronómetro tocar.
4. Agrupar tarefas semelhantes
Agrupar tarefas semelhantes (ou o termo Time Batching em inglês) é realizar tarefas semelhantes ao mesmo tempo ou no mesmo dia. Por exemplo, se tenho várias reuniões por vídeo chamada que preciso fazer, tento agendá-las todas para o mesmo dia, assim aquele dia preparo-me e ficarei o dia todo diante do computador. Se temos tarefas na lista que têm coisas em comum, devemos ver como as podemos agrupar. Assim, se formos eficientes com a programação do nosso trabalho, podemos ser mais produtivas com o nosso tempo.
5. Rotina matinal
A rotina matinal é importante para a minha produtividade. Se não começar o dia nos meus termos, como posso ser produtiva? Todas as manhãs reservo um tempo para fazer tudo o que quero fazer. Quando acordo gosto de beber um copo de água morna com mel e limão, medito por 5 minutos, listo 3 coisas pelas que sou grata e analiso os meus objetivos. Depois tomo um duche para me ajudar a despertar, e preparo o meu pequeno almoço para depois me sentar na secretária a iniciar o meu trabalho.
Estes pequenos gestos ajudam a que o dia corra melhor e me sinta mais produtiva. Cada rotina matinal é diferente, procura definir uma que se adapta a ti e realiza-a antes de começares a trabalhar. Reserva tempo para ti todas as manhãs e faz aquelas pequenas coisas que te fazem sentir pronta para enfrentar o dia.