Produtividade | Eficiência | Equilíbrio

Como manter a ordem quando trabalhas em casa com o teu com o companheiro

Devido ao COVID-19, cada vez mais pessoas estão a trabalhar a partir de casa, o que significa que mais casais estão a trabalhar a partir de casa juntos pela primeira vez. E não importa o quanto gostamos do nosso parceiro, eles podem nem sempre ser os melhores colegas de trabalho!

Ao passaremos a maioria do tempo juntos em casa, pode surgir alguma tensão ao tentar mudar e ajustar as novas rotinas juntos. Aqui ficam algumas dicas que poderão ajudar:

 

1. Dêem espaço um ao outro

Quando passamos muitas horas ao lado de outra pessoa, pode ser fácil ficarmos irritadas, sobretudo se também nos estiver a tentar concentrar no trabalho. Quando têm os dois trabalho a fazer, criem a vossa área de trabalho em zonas distintas da casa, assim será mais fácil se concentrarem.

 

2. Trabalho durante a hora de expediente

Trabalhar a partir de casa por vezes pode levar a horários de trabalho mais flexíveis. Talvez o horário seja das 9h às 17h, mas há certos dias em que começamos mais cedo e outros mais tarde.

Trabalhar fora do seu horário de trabalho normal pode interferir com o relacionamento quando trabalham em casa. Se começarem a trabalhar fora de horas, poderão estar a sacrificar o tempo que poderiam passar juntos ou em família. Tentem perceber porque é que estão a trabalhar fora de horas e ajustem a rotina para que isso não aconteça. Mantenham o vosso trabalho dentro do horário de trabalho para criarem um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional.

 

3. Mantenham os vossos encontros românticos

Programem regularmente noites de encontros para os dois. Não importa se vão sair ou ficar em casa, comprometam-se a passar tempo sem distração de forma regular. Se não conseguirem sair, tentem pelo menos dedicar algum tempo à vossa relação, pode ser ao tomarem um pequeno almoço tranquilo só os dois, por exemplo.

 

4. Comuniquem!

Um relacionamento saudável requer um relacionamento aberto e honesto. Se alguma coisa não está a funcionar, devem conversar e ver como podem em conjunto resolver a situação. No final de contas, não poderão alterar nada se nada for reconhecido.

Passar a maioria do tempo em casa pode ser difícil, o que também torna difícil dar atenção ao seu relacionamento. Se é esse o caso, conversem sobre isso, em vez de reprimir os sentimentos. Apoiem-se um ao outro quando as coisas ficarem mais difíceis.

 

5. Tempo para nós mesmas

Sabes aquela expressão “Coloca a tua máscara de oxigénio antes de ajudar os outros”? Isso também se aplica aos relacionamentos. Dar prioridade ao auto-cuidado e reservar tempo para nós todos os dias é fundamental. Não podemos esperar dar tempo e atenção a quem está ao nosso lado se não estivermos bem connosco. Procura explicar ao teu parceiro que precisas destes momentos para ti e incentiva-o a ter também alguns momento para ele.

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email

Ler mais

✧ Junta-te à Lista! ✧

Faz parte da lista e recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de email!