Nestes dias esta é a realidade da maior parte de nós. Devido à situação que o mundo está a passar, a maior parte das pessoas está agora a ver-se “forçada” a trabalhar a partir de casa.
Eu adoro trabalhar a partir de casa, e neste artigo quero partilhar as minhas dicas para me manter motivada e organizada nesta nova rotina.
Comecemos pelo mais importante:
1. Criar uma rotina!
Trabalhar em casa pode ser um sonho, mas também pode tornar-se num pesadelo. O facto de estar em casa significa que temos à nossa volta inúmeras distrações, e pensar que podemos fazer o nosso trabalho enquanto tratamos da lida da casa, é um erro!
Trabalhar em casa é mais flexível, não precisamos de cumprir um horário de trabalho das 9 às 18h como se fossemos para o escritório. Por isso, aproveito as minhas horas mais produtivas para fazer o trabalho mais importante. Eu sinto-me mais produtiva logo de manhã, por isso começo a trabalhar mais cedo e ao fim do dia termino o trabalho mais cedo também. Se pelo contrário preferem trabalhar mais tarde, iniciem o trabalho mais tarde e ajustem as horas de trabalho de acordo com isso.
Quando acordo, faço o mesmo como se fosse trabalhar. Acordar de manhã e ficar a trabalhar de pijama na cama é o pior que podemos fazer. Levanto-me, faço a minha rotina matinal, tomo banho, visto-me, tomo o pequeno almoço e defini uma hora para começar a trabalhar.
O importante é definirmos uma rotina, os hábitos e horários para estruturar os dias.
2. Criar um espaço de trabalho agradável
Não precisamos de ter um compartimento próprio para fazer dele o vosso escritório. Podemos arranjar um cantinho na mesa da sala ou noutro sítio que seja mais adequado, o importante é definir qual será esse espaço onde vamos trabalhar, para não ficarmos a trabalhar na cama.
Procuro que o meu espaço de trabalho seja o mais confortável possível, com temperaturas agradáveis e sempre arrumado e organizado, apenas com os elementos que preciso para trabalhar. Procuro não ter à minha volta objetos que possam causar distração ou desviar o foco do trabalho.
Tento aproveitar ao máximo a luz natural, sempre que posso tento colocar-me mais próxima da janela para não ter de estar todo o dia com as luzes ligadas. Para além disso, recebo Vitamina D e posso descontrair de vez em quando ao olhar pela janela.
Gosto de acender algumas velas ou incensos para deixar o meu espaço com um aroma agradável. Tenho também sempre uma música de fundo a tocar. Estas são as vantagens de se trabalhar em casa, não precisamos nos preocupar em incomodar os nossos colegas com as nossas rotinas e rituais.
3. Tirar o pijama para trabalhar
É tentador quando estamos a trabalhar em casa querermos ficar de pijama todo o dia. Não há problema em usar roupa mais confortável do que a que normalmente usamos quando temos de sair de casa, mas não devemos ficar de pijama. Estes são gestos simples mas que fazem toda a diferença a nível mental que nos ajudam a ter um dia mais produtivo.
4. Organizar as tarefas
Todos os dias de manhã defino as minhas prioridades para o dia. Escrevo as 3 grandes prioridades do dia e tenho na minha agenda uma lista das tarefas que precisam de ser feitas. Tento organizar as tarefas em blocos de tempo, para saber como será o meu dia.
Uso o Asana para organizar todos os meus projetos e listas de tarefas, no início de cada semana analiso os projetos e tento distribuir as tarefas na agenda pelos dias da semana. No final de cada dia analiso a minha agenda e passo para o dia seguinte aquilo que não consegui resolver.
Sempre que recebo uma nova tarefa, tento colocar na minha agenda em vez de a tentar resolver no momento, para manter o foco no que estou a fazer.
5. Fazer pausas e esticar o corpo
Procuro mexer-me com regularidade ao longo do dia, nem que seja para ir até à cozinha buscar água, levantar-me sempre que recebo um telefonema ou fazer alguns alongamentos. É importante mexermos o corpo por alguns minutos.
6. Criar uma rotina de fim de dia
Trabalhar em casa pode significar que estamos (tecnicamente) sempre no trabalho e, por isso, é fácil continuarmos a trabalhar depois da hora. Eu defini uma hora de saída, e quando a hora chega (se não terminar o meu trabalho mais cedo), tenho definidas pequenas tarefas que faço sempre ao fim do trabalho que me ajudam a relembrar que está na hora de parar. Verifico a minha lista de tarefas, elimino tudo o que consegui fazer ao longo do dia e planifico o dia seguinte.
Se trabalhas em casa com o teu companheiro, lê o artigo que tenho no blog sobre este assunto com algumas dicas que podem ajudar.
Estas são algumas dicas que me ajudam a ser mais produtiva a trabalhar em casa. Para mim é bastante fácil, porque adoro trabalhar em casa e sinto que sou muito mais produtiva desta forma. No entanto, acredito que nem todas as pessoas se sentem assim.