Produtividade | Eficiência | Equilíbrio

Como tirar notas e escrever para foco e gratidão

Escrever e tirar notas é uma excelente forma de mantermos o controle de tudo o que importa na nossa vida. Quer sejam pensamentos, ideias, tarefas que precisam ser concluídas, ou metas que estabelecemos. Precisamos ter um caderno (ou uma aplicação de notas) para tudo isto.

Se queres criar mais foco, sentir-te mais grata e mais atenta aos teus hábitos, neste artigo explico algumas formas de tirar anotações e passares para o papel o que te vai na mente.

 

Morning Pages 

O termo inglês Morning Pages (traduzido para português “Páginas Matinais”) foi um conceito criado pela autora Julia Cameron, no seu livro “The Artist’s Way”. Consiste, basicamente, em sentarmo-nos com o nosso diário e escrever três páginas inteiras do que nos vai na cabeça por forma a eliminar distrações da nossa mente. Para algumas pessoas é intimidante ter de escrever 3 páginas, por acharem que podem não ter tantas coisas para dizer ou ideias para explorar. Mas uma vez que começamos a escrever, é bastante fácil manter o fluxo constante de pensamentos. Para além disso, o diário não precisa ser um A4, pode ser um A5 ou A6, com um tamanho de folha mais pequeno, preenchemos mais rápido as 3 páginas.

 

Bullet Journal 

Embora eu seja mais dada ao digital, este é o meu método analógico favorito de manter os meus apontamentos, notas e tarefas. Aqui é onde escrevo as minhas tarefas, ideias que surgem ou lembretes. Este tipo de anotações é ideal para fazer um brain-dump do que precisamos fazer, de tarefas, projetos, etc. Não confies na tua mente para te lembrares dos pequenos detalhes, usa o teu caderno para isso, ao qual podes voltar mais tarde e refletir sobre o que apontaste.

 

Reflexão semanal (ou mensal)

Todas as semanas (para mim é a segunda-feria), sento-me com o meu caderno e o meu calendário para fazer uma reflexão sobre a semana. Faço o mesmo todos os meses, para refletir sobre o mês.

Uso este tempo para verificar o que correu bem, o que correu menos bem, que ajustes preciso fazer e o que posso fazer para a semana ou mês que tenho pela frente.

Podemos verificar alguns pontos como:

  • Progressos nos objetivos e metas;
  • Conquistas e vitórias que podemos celebrar;
  • Verificar a nossa lista de objetivos e perceber o que podemos fazer na próxima semana para nos aproximar deles.
  • Refletir sobre reuniões que tivemos e verificar os apontamentos da reunião para perceber se existe alguma tarefa pendente para agendar;
  • Preparar as reuniões que se seguem e verificar que tarefas precisam ser realizar antes da reunião;
  • Analisar com base no que realizámos o que podemos fazer na próxima semana (ou mês) – e colocar na agenda.
  • Ver o que não está a funcionar e perceber como podemos melhorar.

 

Diário de felicidade

Este diário consiste em, cada vez que percebemos que nos estamos a sentir felizes, anotar o que nos faz sentir essa alegria no nosso diário de felicidade. É basicamente uma lista de pequenas coisas que nos trouxeram alegria em algum momento. Eu pessoalmente tenho uma nota no meu telemóvel para este registo. Quando me sentir triste ou em baixo, posso olhar para esta lista e talvez possa recriar um desses momentos para me animar.

 

Apontamentos de livros

Eu leio todos os dias. E tirar notas enquanto leio é extremamente importante para mais tarde conseguir aplicar as lições que aprendi no meu dia-a-dia. Enquanto leio faço anotações ou num caderno ou digitalmente na minha app de notas. Anoto citações que acho importantes, informações de que me quero lembrar mais tarde ou ideias que vou tendo durante a leitura. Depois de ler, revejo as minhas notas para as interiorizar e perceber o que é que eu posso executar, daquilo que escrevi. Agendo e faço planos daquilo que quero executar e começo.

Ao anotarmos o que lemos torna-se mais fácil extrair os conselhos e sugestões dadas e planea-las na nossa vida.

 

Embora eu goste de escrever com caneta e papel, acho mais prático tirar notas digitais, pois assim conseguimos aceder em qualquer lugar e acrescentar notas com facilidade.

Existem várias aplicações boas para tirar notas, eu pessoalmente adoro as notas da Apple e o Google Keep, por serem simples de usar. No entanto também recomendo o Evernote e o Notion.

 

Espero que este artigo te tenha servido,
– Diana.

Partilha:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email

Ler mais

✧ Junta-te à Lista! ✧

Faz parte da lista e recebe conteúdos exclusivo, downloads gratuitos e dicas incríveis diretamente na tua caixa de email!